iliopsoas

Dor, desconforto e cansaço crônicos são sinais do conflito. São indicadores claros, na linguagem do corpo, de que a estrutura está perdendo a luta para se manter coesa e em funcionamento. “Alguns indivi­duos podem perceber que estão perdendo a luta com a gravidade por uma dor aguda nas costas; outros pelo contorno desajeitado de seu corpo; outros por uma fadiga constante e ainda outros por sentirem o ambiente externo como muito ameaçador. Aqueles com mais de 40 anos podem achar que é a idade. Porém, todos esses sinais podem estar apontando para um problema tão proeminente e constante em suas estruturas, que passa despercebido: eles estão em desequilíbrio. Estão em guerra com a gravidade”, adverte a dra. Ida P. Rolf.

Desta maneira, desconforto e dor na coluna e articulações são fatores que frequentemente levam as pessoas a procurar o Método Rolf. Na medicina, esses problemas são diagnosticados como lombalgias, ciatalgias, torcicolos, artrites, artroses, tendinites, “bico de papagaio” e hérnia de disco, nos casos mais adiantados, mas podem apresentar-se também como dores musculares difusas, sem causa aparente, ou simplesmente um mal-estar geral. Uma vez que corpos com estruturas desorganizadas demandam mais energia para se manterem em atividade, o cansaço crônico é também muito frequente, mesmo em jovens. Além disso, a desorganização corporal modifica as sensações e distorce frequentemente a persepção do ambiente social e familiar, modificando o comportamento.

A grande maioria dos que passam pelo processo de Integração Estrutural relata melhoras significativas no curto prazo. Um grande número descobre também que, como ser vivo, o corpo não pode ser “consertado” como se fosse uma máquina. Mudanças são um processo e a saúde e o bem-estar são conquistas. Da mesma forma como não podemos atravessar uma rua sem olhar para os lados sem correr o risco de atropelamento, a saúde e o bem-estar dependem da maneira como usamos o corpo e assumimos a responsabilidade sobre ele – sobre nó mesmos. E isso tem a ver com consciência e autoconhecimento.

“A organização da estrutura corporal em relação a seu eixo vertical
promove suporte e sustentação.O peso que flui para o chão
retorna como forçaa que dá apoio e como energia
que se transforma em movimento. A convergência e a cooperação substituem a divergência e o conflito”. A.M.

Para quem é indicado

Navegue